segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cio: Cuidados que devemos ter.




Olá pessoal... como foi o final de semana de todos?
O meu foi bem gostoso, com um friozinho agradável e muitas gostosuras para serem devoradas...
Hoje vou dar início a uma "série" de posts sobre o assunto Cio.
Todas as segundas feiras terá algo sobre o assunto. Irei seguir os passos em ordem para que não esqueça de nada, isto é, desde quando sua cachorrinha entra no cio, até a venda dos filhotes.
O que vou escrever foi pesquisado, e experiência própria, ou "conselhos" do médico veterinário.
Ah, e sempre depois do conceito sobre o tema da semana irei relatar os acontecimento com a Marrie (já que ela foi a única que coloquei para cruzar).
Então vamos lá para o tema de hoje: Cio.
Quando sua cachorrinha entra no cio pela primeira vez é muito estressante, tanto para o dono, quanto para ela.
A cachorra irá entrar no cio à partir do 6 mês de vida, podendo variar para menos ou mais, ele ocorre quando a vagina dela começa a inchar e ter corrimentos ou sangramentos.
Em algumas cadelinhas esses sintoma não estão presentes, ai cabe ao dono observar o comportamento de sua pet, este é chamado de Cio Silencioso.
O cio dura normalmente uns 20 dias, e ele pode ser dividido em 4 partes:

- Proestro: É quando observa que a vagina começa a inchar apresentando corrimentos e sangramentos, é preciso ficar atento, já que o corrimento não apresenta nenhum odor, caso isto aconteça procure seu médico veterinário. Esse período pode durar até 9 dias;
- Estro: É o cio, esse período ocorre entre o 8 ao 15 dia, que é quando a fêmea aceita o macho para cruzar, e nesta fase não há mais sangramento ou corrimento;
- Metaestro: Este é o período da gestação, do parto e da lactação, é neste período que também observa em muitas cachorras a gravidez psicológica;
- Anestro: Quando o organismo de sua pet descansa, é a ausência do cio.

No cio a cachorra pode apresentar irritabilidade (seria a TPM...kkk), se esconder ou ate parar de comer.
Pode normalmente passear com sua pet, tomando o máximo de cuidado nos dias férteis - Estro, e ela pode tomar banho normalmente.
Muitas cachorrinhas são bem higiênicas, passam todo o momento se limpando, se isto te incomodar pode utilizar calcinhas com absorventes, e para passear é uma forma a mais de protegê-las.

Experiência Pessoal:
A Marrie entrou no cio com 9 meses de idade, não ficou agressiva, apenas estressada, arrancou várias flores dos meus vasos, comeu normalmente (até doente ela come...).
Ela não era nada limpinhas, ficava todo o tempo se chacoalhando para retirar o sangue, não se limpava sozinha, e tomou toda semana banho.
Como fomos pegos de surpresa, não compramos calcinhas, e como era um final de semana e minha mãe veio nos visitar, ela improvisou uma, (já que não tínhamos filhos e nem imaginávamos como amarrar uma "fralda"...kkkk).
O veterinário disse que beterraba era muito bom, já que ela é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, E e potássio. Sim demos beterraba.
E como era final de dezembro compramos vários vestidinhos e calcinha para ela poder passear pela cidade e ver as luzes de natal.
Ela ficou bem manhosa e preguiçosa... e ai estão umas fotinhas para vocês se divertirem.

 Tentando pegar a beterraba...kkkk.


Beterraba gostos!


Olhem minha mãe linda colocando a fralda...

Tomando sorvetinho para refrescar...

Com o Papai Noel, já que ela estava com medo do de verdade...kkkkkkkkk.

Vestido custumizado por mim.

Olhem só o super sorriso dela com o passeio.

Um comentário:

  1. A Marrie ficou uma fofura de vestidinho. Eu acho que o cio das gatas é mais estressante, ele dura apenas 7 dias mas elas miam muito e ninguém consegue dormir, por isso eu castrei as minhas gatinhas atuais, chega de estresse hehe. Gostei do post. Beijos

    ResponderExcluir